Green Day comemora 30 anos de carreira
Completando 30 anos de carreira em 2017, esta foi apenas a terceira passagem do Green Day em terras tupiniquins. Desde o último show da banda por aqui em 2010, foram lançados quatro álbuns, por isso era grande a expectativa da nova passagem deles por aqui.
Dando uma geral no público que já lotava o Anhembi desde cedo (teve gente que dormiu dias na fila para garantir o melhor lugar), via-se fãs de todos os tipos: muitos adolescentes, crianças nos colos dos pais, adultos muito bem vestidos e procurando bem, era até possível achar alguns punks remanescentes dos anos 90.
O show de abertura ficou a cargo da banda californiana The Interrupters, desconhecida da maioria do público, já na primeira música conquistou a platéia com seu ska punk divertido. Contando com a simpatia da vocalista Aimee Interrupter, o grupo conseguiu uma façanha muito difícil para bandas de abertura: cativaram a audiência, ensinaram os refrões de suas músicas e logo estavam todos cantando, dançando e batendo palmas com a música alegre e contagiante do grupo, que é formado também pelos irmãos Kevin, Justin e Jesse Bivona. Uma escolha muito bem acertada!
Com um tempo relativamente curto de intervalo, as luzes se apagam e começa a rolar "Bohemian Rhapsody" do Queen nos alto-falantes, tocada inteira e com o acompanhamento do público, proporcionando uma cena bonita de se ver. O problema é que logo em seguida vieram com "Blitzkrieg Bop" dos Reis do Punk Ramones e uns roadies vestidos de ursos de pelúcia surgiram no palco fazendo mil macaquices incitando o refrão de "Hey Ho Let’s Go". Se a intenção era fazer uma homenagem, desrespeito maior com Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy não poderia ter havido...
Eis que surge mais uma introdução ("Assim falou Zarathustra", de "Uma Odisséia no Espaço") e finalmente o Green Day surge no palco com "Know Your Enemy", e aí podemos ver com clareza no que se transformou aquele grupo de três maconheiros punks que conquistou e transformou a vida de milhares de adolescentes na segunda metade dos anos 90. O Green Day de hoje em dia é quase uma big band, com 6 integrantes que tocam instrumentos como piano, trombone, saxofone, acordeão, etc, além de uma segunda guitarra. Ou seja, espontaneidade já não é mais uma característica nos shows banda, onde tudo é milimetricamente calculado. Até quando um fã sobe no palco para cantar uma parte da primeira música, já se era esperado. Mas para a grande massa presente, é tudo lindo, perfeito, magnânimo, afinal, esse é o Green Day que eles conhecem!
Afinal, quem se importa se eles não tocaram "She", um de seus maiores sucessos (dos anos 90, frise-se!) e perderam infindáveis minutos com pastiches de covers tão desnecessários e previsíveis como "Break On Through (To The Other Side)", "Hey Jude" e "Satisfaction (aliás, exatamente como no show de 7 anos atrás neste mesmo Anhembi)??
Como espetáculo de entretenimento, foi um show perfeito, musiquinhas animadas, baladas para cantar junto, bolinhas de sabão, ursinhos de pelúcia, arminhas de mentira, piadinhas combinadas, uso de fantasias, troca de instrumentos, mais fãs no palco, "I love São Paulo" a todo momento, efeitos especiais, terminar o show com duas baladas acústicas para deixar todos emocionados...
O Green Day de hoje é a representação fiel de seu público atual: inocente, inofensível e infantil.
Set List Green Day:
01. Know Your Enemy
02. Bang Bang
03. Revolution Radio
04. Holiday
05. Letterbomb
06. Boulevard of Broken Dreams
07. Longview
08. Youngblood
09. 2000 Light Years Away
10. Armatage Shanks
11. J.A.R. (Jason Andrew Relva)
12. F.O.D.
13. Scattered
14. Nice Guys Finish Last
15. Waiting
16. When I Come Around
17. Welcome to Paradise
18. Minority
19. Are We the Waiting
20. St. Jimmy
21. Knowledge (Operation Ivy cover)
22. Basket Case
23. King for a Day
24. Shout / Always Look on the Bright Side of Life / Break on Through (to the Other Side) / (I Can’t Get No) Satisfaction / Hey Jude
25. Still Breathing
26. Forever Now
Bis:
27. American Idiot
28. Jesus of Suburbia
Bis 2:
29. 21 Guns
30. Good Riddance (Time of Your Life)
GREEN DAY
Arena Anhembi, 03.11.2017
Texto por Mari Franco e fotos por Pati Patah